Com lucidez e abrangência e o senso de humor que lhe é peculiar, o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella participou do Salão de Ideias que aconteceu sexta-feira (18/6).
Para responder à primeira pergunta da mediadora Adriana Silva, secretária Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, sobre como começou sua paixão por literatura ele explicou o conceito de paixão e amor. "Minha paixão por literatura começou aos 7 anos, quando tive hepatite. Como eu não tinha nada para fazer, passei a ler muito. Mas hoje eu tenho amor por literatura, porque amor é organizado. Por isso, hoje em dia, eu não leio qualquer coisa como fazia antes", explicou Cortella.
Em seguida, ele contou que foi o contato com Igreja Católica que o fez se interessar por Teologia e Filosofia.
Cerca de 400 pessoas assistiram ao Salão de Ideias no Teatro Pedro II
A citação a seguir é de um dos seus livros o "Não Nascemos Prontos – Provocações Filosóficas":
"O grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação e um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.
Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa e gratificante."
Nenhum comentário:
Postar um comentário