quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Li e gostei - A máquina - Adriana Falcão

Adriana Falcão: nunca tinha lido nada desta autora e me surpreendi com uma literatura deliciosa em A MÁQUINA, seu romance de estréia, um pequeno livro, numa edição caprichada, com ilustrações do artista plástico pernambucano Rinaldo. Uma autora e uma prosa que, no dizer de Luis Fernando Verissimo, "tem sortilégio": "A gente se encanta com ela no sentido de se deliciar mas também no sentido de cobra hipnotizada."

Em A MÁQUINA, ela nos conta da vida em Nordestina, um lugar onde ninguém mais quer ficar. Esta cidadezinha é o cenário da história de amor entre Antonio e Karina. Uma história capaz de parar o tempo. No afã de satisfazer os desejos de Karina, Antonio jura viajar até o futuro, oferecendo como garantia de sua proeza a própria vida. Com texto preciso e poético, Adriana Falcão nos conta essa história delicada e afetuosa, tão brasileira quanto universal. Uma fábula sobre o amor e o tempo.
Baseado no livro, foram feitas uma peça e um filme com o mesmo nome, ambos dirigidos por João Falcão.

Adriana Falcão, nascida no Rio mas criada em Recife, é roteirista da TV Globo (escreveu para as séries "Comédia da Vida Privada" e "Brasil Legal" e atualmente trabalha para o programa "Mulher").
Trechos do livro:


"Seu coração disse pra sua cabeça, vá, e sua cabeça disse pra sua coragem, vou, e sua coragem respondeu, vou nada, mas sua boca não ouviu e beijou."
 
"Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue."
 
"Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma."

Um comentário:

  1. É, sem dúvida alguma, Adriana Falcão é uma das boas escritoras deste país.
    Ela e o marido são um casal especial.
    Abraços do Lau

    ResponderExcluir