quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ser inconfidente

Se você se deparar com a palavra inconfidência no dicionário, vai certamente quase  pensar que Tiradentes mereceu ser enforcado, coitado. Seus significados são feios: falta de lealdade, de fidelidade para com alguém, e por aí vai... Parece coisa que mereça forca.
Mas, como boa mineira de origem,  tenho descoberto que ser inconfidente a certas coisas é muito bom e não precisa acabar em forca.  E, ao contrário, pode nos  livrar dela. Ser inconfidente ao que não se é, ao que não se quer mais, ao que cansamos de ser ou ao que inventaram que tínhamos de ser, é ser fiel a si mesmo.  É mudar! Ser inconfidente a ponto de ter coragem de mudar de profissão, de lugar, de relacionamento, de atitude, de sair da acomodação, de nadar contra a corrente, de enfrentar os medos... nada disso é fácil - dói, custa - mas é libertador!
Hoje em dia só fica enforcado quem se rende à tirania da infelicidade, seja lá de onde ela venha. E tomemos cuidado para que ela não venha de dentro de nós mesmos, que é onde tudo começa.
Tiradentes foi antes de tudo, fiel a si mesmo. Liberdade ainda que tardia. E viva a inconfidência! 
E aí vai um poema que fiz em um desses meus momentos de inconfidência:

Tiradentes

Liberdade ainda que tardia.
Troquei a forca pela poesia.
Inconfidente a quem eu pensei que fosse
e sou.
Porque não sou o que faço.
Sou o que sou.

Mara Senna
(in Luas Novas e Antigas, 2009)

Um comentário:

  1. Mara Querida
    Estou me preparando para um novo projeto literário.Mas enquanto ele não acontece ressucitei meu blog que estava desativado desde 2007.Gostaria que vc,quando pudesse,passasse por lá.Sua visita para mim é muito importante.
    http://principalmentepoesia.blogspot.com/
    Bjos!

    ResponderExcluir