quinta-feira, 13 de maio de 2010

A História de Nós Dois


Uma comédia romântica e inteligente


Assisti a essa peça no último fim de semana no Teatro Vanucci no Rio e gostei muito. 
É a história do casal Lena e Carlos e de como seu casamento se dissolve, perdido no meio das armadilhas da rotina e cumpre bem a exata missão descrita na capa do programa: ser uma comédia romântica.
A história de Lena e Edu, ou melhor: Mammy e Duca, ou...quem sabe, Carlos Eduardo e Maria Helena. Enfim, a história do casal protagonista transcorre na noite em que Edu - separado de Lena há algum tempo - vai buscar seus últimos pertences no apartamento. O derradeiro encontro vira um inevitável ajuste de contas cômico e emocionante. Afinal, de quem é a culpa? Essa é a pergunta chave.
Diretor da peça, Ernesto Piccolo, soube adequar com perfeição cada nuance do texto de Lícia Manzo ao espaço físico do pequeno palco. A proximidade com a platéia deixa o tom mais intimista e facilita a empatia. Para completar, a cenografia, assinada por Clívia Cohen, ajusta corretamente a ação dos atores, o roteiro e o espaço.
Alexandra Richter e Marcelo Valle seguram todos os momentos com simetria exata e uma química que convence quem assiste. Juntos interpretam os seis personagens  que exemplificam cada fase do casal.
Para não perder o foco e dar mais dinamismo ao espetáculo, o uso de vídeos exibidos no telão coloca o espectador dentro do histórico do casal e permite que os atores trabalhem mais centrados e ao mesmo tempo com mais liberdade. O recurso audiovisual, comandado por Miguel Pachá, convence.
A direção apurada e cuidadosa de Piccolo, valorizada pela sintonia entre os atores, dá um tempero com sabor de descontração e graciosidade ao espetáculo. A trilha sonora, do DJ Rodrigo Penna é um show à parte.
O diferencial da peça é exatamente o uso de todos os clichês de comédias românticas, mas com total atenção aos detalhes e ao timing da comédia. A peça é risada do início ao fim, com humor inteligente e ágil. Está bem longe de ser um pastelão. Sem contar que não tem como sair do teatro sem pensar: já vi esta história antes. Conclui-se que a vida também é um grande (e delicioso) clichê."

Fonte: Jaqueline Porto - Almanaque Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário