terça-feira, 13 de março de 2012

Clarice Lispector, uma aprendizagem

Estive no Rio de Janeiro fazendo o curso Clarice Lispector, uma aprendizagem - no Instituto Moreira Salles, que contou com a presença de Benjamin Moser, Vilma Âreas. Nádia Batella Gotlib e Carlos Mendes de Sousa. Aqui vão alguns momentos:
 
Com o americano Benjamin Moser, autor da biografia Clarice, (Cozac Naify, 2009), na primeira aula do curso.Moser abordou o tema: Vida depois da Vida - a vida lendária e mítica de Clarice pós-mortem.

Na Livraria Travessa do Leblon ocorreu um evento estra-curso: um animado bate-papo com Benjamin Moser, Ancelmo Gois e Carlos Mendes de Sousa.   Lá fiquei sabendo das boas notícias para os aficcionados por Clarice Lispector: vem aí um filme (em inglês, uma co-produção com o Brasil) sobre a vida de Clarice e um livro sobre a Clarice pintora, que será um catálogo com todas as suas pinturas. Alem disso, Moser está traduzindo toda a obra de Clarice para o inglês, segundo ele com a difícil tarefa de achar uma 'voz' para Clarice naquele idioma.
 
Nádia Gotlib (foto) ministrou a aula " Estratégias narrativas". Ela não poderia deixar de estar lá com toda a sua bagagem sobre Clarice.
Vilma Âreas falou sobre o livro Legião Estrangeira em "Considerações sobre um livro fraturado".

O escritor potuguês Carlos Mendes de Sousa encerrou o curso com o tema " Ler e reler Clarice".
Ao final, houve o lançamento de seu livro 'Clarice Lispector - Figuras da Escrita", editado pelo Instituto Moreira Salles - uma bela ediçao.
Uma presença especial e para lá de discreta  durante o curso foi a de Paulo, filho de Clarice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário