domingo, 27 de setembro de 2009

Dica de cinema - Amantes (Two Lovers)

Ontem fui assitir ao filme Amantes (Two Lovers), de James Gray e gostei bastante. É um drama romântico no qual Joaquin Phoenix(em interpretação de alto nível), é Leonard, um jovem atraente mas perturbado pela doença: Leonard é bipolar e volta à casa dos pais depois de uma tentativa de suicídio. Leonard é de uma família judia dona de uma lavanderia, que mora no bairro de Brighton Beach, nos subúrbios de Nova York. Leonard conhece, quase ao mesmo tempo, duas mulheres: Sandra (Vanessa Shaw), filha de uma família judia amiga e futura sócia da sua e a vizinha Michelle (Gwyneth Paltrow). Michelle mudou-se para o prédio de Leonard e, à medida que o filme decorre, revela seu lado problemático. Michelle é exótica e, imediatamente deslumbra Leonard. Sandra é doce, protetora, adequada e conveniente. Obrigado a tomar uma decisão, Leonard escolhe,  mas as casualidades o levam a ficar  com o que precisa e não com o que deseja...
 A mãe de Leonard, Ruth (Isabella Rossellini), é dividida entre o desejo de proteger o filho a todo custo (quase como se o amasse secretamente como homem, e não como filho) e a realização de vê-lo feliz, mesmo que longe dela. Isabella Rossellini  nesse filme, é um ímã do olhar em cada um dos poucos minutos em que aparece na tela, expressando sensualidade e maternidade ao mesmo tempo. Perfeita.
Essa é a terceira colaboração entre Joaquin e Gray - eles trabalharam juntos em Caminho Sem Volta, de 2000 e em Os Donos da Noite, lançado no ano passado.
De uma forte intensidade dramática, e afirmando-se desde o início longe do registo das comédias românticas, Two Lovers foi exibido no Festival de Cannes de 2008, ganhando elogios da crítica estrangeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário