quarta-feira, 9 de junho de 2010

Serão Literário - Guiomar de Grammont


Muito proveitoso o Serão Literário de maio com a talentosa, inteligente e divertida mineira Guiomar de Grammont.
Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, seguiu na cidade de origem com a especialização em Cultura e Arte Barroca no Instituto de Arte e Cultura. Em seguida, concluiu o mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais e, em 1998, o doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, sob orientação de João Adolfo Hansen.
Entre 1999 e 2000, partiu para a École des hautes études en sciences sociales em Paris, onde foi orientada pelo professor Roger Chartier.
Seus contos são baseados no "limite de prosa e poesia", ou seja, na "síntese poética ela procura configurar a intensidade da experiência de suas personagens" .
É idealizadora e organizadora do Fórum das Letras, realizado em Ouro Preto desde 2004, que ganhou "a dimensão de uma importante plataforma de lançamento de novas ideias, sintonizada com a mudança de fisionomia do panorama literário"[6], e curadora da Bienal do Livro de Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte. Em 2007, foi a curadora do Café Literário da Bienal do Rio de Janeiro[8].
Em 2008, realizou, juntamente com Inês Pedrosa, o Letras em Lisboa, um encontro de escritores lusófonos. uma versão portuguesa do Fórum realizado em Ouro Preto.
Seu livro Aleijadinho e o aeroplano, baseado em sua tese de doutorado defendida na USP, "caiu como uma bomba em território mineiro" pelo teor revisionista e crítico à mistificação de Aleijadinho. Desde o lançamento passou a enfrentar "olhares oblíquos de críticos e colecionadores que, de uma hora para outra, viram cair por terra seu herói colonial disforme". Foi classificado por João Adolfo Hansen como "irônico, inteligente e corajoso".
É muito receber gente assim em Ribeirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário