terça-feira, 20 de julho de 2010

Vale a pena conhecer - Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro







interior da Biblioteca com seis andares de estantes de livros

Indo ao Rio, vá ao centro conhecer a Biblioteca Nacional. Faça a visita guiada. Vai valer a pena.
O prédio da Biblioteca Nacional foi construído entre 1905 e 1910, pelo arquiteto Francisco Marcellino de Souza Aguiar. Com projeto do fracês Hector Pépin, é um prédio em estilo eclético, mas possui componentes do Neoclássico, com seu aspecto externo semelhante a um templo grego ou romano com seis colunas e o frontão apresentando uma decoração grega. Mas também tem componentes de Art-Nouveau. Apresenta duas alas com ritmo constante de janelas e cantos arredondados nas quatro esquinas. É um prédio monumental, possuindo uma belíssima escadaria, saguão de entrada de frente para a Cinelândia e toda a decoração em vitrais franceses.
A Biblioteca Nacional é a maior da América Latina, possui um acervo de dez milhões de volumes, entre os quais se destacam milhares de obras raras, que pertenciam à Biblioteca trazida por D. João VI, de Portugal, em 1808. De seu acervo destaca-se a primeira edição dos Lusíadas de Luís de Camões, a grande coleção de gravuras de Albert Dürer e a Bíblia de Mogúndia, de 1462.
Em frente à Biblioteca, fica o grandioso Teatro Municipal, que foi recém-restaurado e merece um capítulo à parte.

3 comentários:

  1. CONHECER ESSA BIBLIOTECA É MEU SONHO DE CONSUMO MARA.
    AINDA IREI LÁ E TE CONTAREI.
    ISSO VAI ACONTECER ESSE ANO, SE DEUS QUISER...E ELE QUER.
    BJOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Com toda cerrteza ele quer. O centro do Rio é muito bonito não só a Biblioteca mas também o museu e o teatro, fazem um conjunto lindo. Você vai adorar!

    ResponderExcluir
  3. É, o centro do Rio é muito bonito e essa biblioteca é um presente de beleza e conteúdo. Essas riquezas precisam ser mais difundidas e valorizadas. Parabéns!

    ResponderExcluir