quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ângela Dutra de Menezes em Ribeirão Preto


Já está quase chegando o serão  literário de setembro e eu ainda não comentei sobre o de agosto, que contou com a presença da carioquíssima escritora e jornalista Ângela Dutra de Menezes.
Mais uma vez tivemos momentos muito agradáveis, contagiados pela simpatia de Ângela que nos presenteou com a leitura de seus textos.
A literatura de Ângela tem um estreita relação com Portugal e com a história de modo geral. Com seu primeiro romance, Mil anos menos cinquenta (1995), a saga de uma família em dez séculos de civilização (de Portugal à vinda para o Brasil), ela filia-se à corrente do romance histórico moderno, trabalhando uma linguagem colorida e rica em nuances. A autora realiza uma ficção reflexiva e crítica da História.  Em seu segundo romance, Santa Sofia (1997), que é um dos seus preferidos, ela mergulha no imaginário de Minas Gerais do século XIX.
Seus livros mais recentes são O avesso do retrato (1999), romance ambientado no Rio de Janeiro, que que explora a dualidade do caráter humano, e o excelente O português que nos pariu (2000), que está esgotado.
 Na foto acima, da esquerda para direita estão: Menalton Braff, Ãngela Dutra de Menezes, eu e a também escritora ribeirãopretana, Regina Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário