quarta-feira, 17 de março de 2010

Azar Nasifi - FLIP

Foi confirmada a primeira escritora da Flip 2010: a iraniana Azar Nasifi, autora de Lendo Lolita em Teerã. Traduzido para 32 línguas, o livro, que descreve as experiências de uma mulher secular que vive e trabalha na República Islâmica do Irã, ficou por 117 semanas na lista de bestsellers do The New York Times e rendeu a Nasifi alguns prêmios – o de livro do ano de não-ficção do Booksense e o Frederic W. Ness, entre outros, além de ter sido finalista do prêmio para memórias PEN/Martha Albrand, de 2004.

Nafisi foi embora do Irã com 13 anos para estudar na Inglaterra e nos EUA. Voltou ao país natal em 1979, após a Revolução Iraniana, e lá ficou por 18 anos. Durante esse tempo, ensinou literatura na Universidade de Teerã (de onde foi expulsa em 1981 por se recusar a usar véu tendo retomado suas aulas somente em 1987), na Universidade Livre Islâmica e na Universidade Allameh Tabatai.

Atualmente, é professora visitante de ética, cultura e literatura do Foreign Policy Institute, da Universidade norte-americana de Johns Hopkins. Em seu livro mais recente, O que eu não contei, lançado este ano no Brasil, a autora investiga as ligações entre o passado de sua família e a conturbada história do Irã.

Sua atuação não se restringe ao universo literário. Nasifi tem dado muitas palestras e escrito sobre as implicações políticas da cultura e da literatura, bem como sobre os direitos humanos de mulheres e meninas iranianas e o importante papel que desempenham no processo de mudança do Irã para se tornar um país plural e aberto.
Fonte: blog da FLIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário