terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fernando Pessoa no Museu da Língua Portuguesa


 Começa hoje, 24/08, no Museu da Língua Portuguesa, a exposição
Fernando Pessoa, plural como o universo”.
A mostra fica em cartaz até o dia 30 de janeiro, com entrada livre aos sábados.
Essa será a primeira vez que o Museu da Língua Portuguesa vai abrigar
uma exposição sobre um autor português.
“Nosso propósito básico é levar Fernando Pessoa à vida do cidadão que não o conhece, e que, portanto, encontrará uma linguagem acessível, e àqueles que já estão familiarizados com seus versos, que terão a chance de descobrir aspectos e conceitos novos”, afirma Carlos Felipe Moisés.
Com projeto assinado pelo cenógrafo Hélio Eichbauer, a exposição terá como identidade visual o Mar – de Sagres e todos os outros – e os diferentes tons de azul da água e do céu, remetendo à época dos descobrimentos e das grandes conquistas de Portugal, inspirada no livro “Mensagem”.
No primeiro ambiente da sala de exposições temporárias do Museu, o visitante poderá entrar cinco em cabines, onde serão projetados trechos de poemas do próprio Fernando Pessoa e de seus heterônimos Alberto Caieiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.
Em seguida, entrará numa espécie de labirinto poético que mostrará de forma lúdica e encantadora trechos de poesias e imagens de Fernando Pessoa, como forma de retratar suas várias personas. E depois passará para um ambiente onde documentos fac-símile ampliados, manuscritos ou datilografados, relacionados à sua vida-obra estarão expostos dentro de vitrines.
Já no último espaço da exposição, o visitante poderá acompanhar a cronologia da vida-obra do poeta, por meio de imagens retiradas da recém-lançada fotobiografia produzida por Richard Zenith.
Se eu for lá, e pretendo ir, eu conto mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário