quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prosa de Saberes com Mia Couto

O escritor (e biólogo!) moçambicano Mia Couto estará na Biblioteca Padre Euclides em Ribeirão Preto, amanhã, dia 26 de agosto, às 19 horas, participando do Prosa de Saberes, evento  realizado pela  Oficina Cultural Candido Portinari.
Mia é romancista, contista e poeta, Além de ser considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, ele é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué.
"A sua linguagem extremamente rica e muito fértil em neologismos confere-lhe um atributo de singular percepção e interpretação da beleza interna das coisas. Cada palavra inventada como que adivinha a secreta natureza daquilo a que se refere, e entendemo-la como se nenhuma outra pudesse ter sido utilizada em seu lugar. As imagens de Mia Couto evocam necessariamente em nós a intuição de mundos fantásticos e em certa medida um pouco surrealistas, subjacentes ao mundo em que vivemos, que nos envolvem de uma ambiência terna e pacífica de sonhos – o mundo vivo das histórias. Pode dizer-se, que Mia Couto sobressai como excelente contador de histórias. Através delas, consegue manter-nos em contato com um pulsar interno que coincide com a própria respiração da terra."
Imperdível esse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário